top of page
  • Foto do escritorClube FM

Tyler, The Creator utiliza música de Gilberto Gil em propaganda sem autorização para direitos autora

foto: Midia NINJA


O rapper americano Tyler, The Creator escolheu uma trilha sonora brasileira para a nova campanha publicitária de sua marca de roupas, a Golf Le Fleur. No entanto, ele não buscou a negociação dos direitos autorais necessários.


Na campanha, Tyler, The Creator utilizou a faixa "Duplo Sentido" (1973), que foi composta por Gilberto Gil. A versão utilizada na campanha foi originalmente cantada por Tetê da Bahia em 1976. O vídeo da campanha tem mais de quatro minutos de duração e apresenta a faixa quase na íntegra.


Notavelmente, o vídeo da campanha não faz qualquer menção a Gilberto Gil ou Tetê nas redes sociais, embora no YouTube, Tetê seja citada brevemente na descrição do vídeo.

Em resposta à situação, a assessoria de Gilberto Gil informou que a editora musical Sony Publishing, que administra os direitos autorais do compositor, também não autorizou o uso da música e "exigirá uma reparação financeira", dado que o vídeo está disponível há vários dias. A propaganda foi divulgada em 6 de dezembro.


Além disso, a assessoria do artista revelou que Tyler, The Creator, que é um admirador de Gilberto Gil, entrou em contato para tentar resolver a questão e pediu desculpas pelo uso não autorizado da música.


Nas redes sociais, Gilberto Gil compartilhou um texto do empresário e produtor Evandro Fióti, no qual ele menciona o incidente:


"Amo o querido [Tyler, The Creator]. No entanto, ele utilizou uma música inteira de Gilberto Gil sem qualquer diálogo prévio ou negociação de direitos autorais? Não é possível alegar desconhecimento. É difícil acreditar que, se a situação fosse inversa, a resolução seria amistosa. Isso não é uma maneira de valorizar o Brasil ou seus criadores. Espero que tudo se resolva de maneira justa e equilibrada. Mas esse foi um



CLUBE 885. Muito mais que rádio!

13 visualizações0 comentário
bottom of page