top of page
  • Foto do escritorClube FM

Universal Music Retirará Músicas do TikTok

A Universal Music está prestes a retirar suas milhões de músicas do TikTok após uma quebra nas negociações sobre pagamentos.


foto: Leticia Moraes


Essa ação significaria que a plataforma de mídia social não teria mais acesso às músicas de artistas, incluindo Taylor Swift, The Weeknd e Drake.


A Universal acusou o TikTok de "intimidação" e afirmou que desejava pagar uma "fração" da taxa que outras redes sociais pagam pelo acesso ao seu vasto catálogo.


O TikTok afirmou que a Universal estava apresentando uma "narrativa e retórica falsas".

As empresas de música recebem pagamentos de royalties quando suas músicas são reproduzidas em plataformas de streaming e mídia social.


Embora o TikTok, de propriedade da empresa chinesa ByteDance, tenha mais de um bilhão de usuários, ele representa apenas 1% da receita total da Universal, afirmou a gravadora.


Em uma "carta aberta à comunidade de artistas e compositores", a Universal - que controla cerca de um terço da música mundial - afirmou que "em última análise, o TikTok está tentando construir um negócio baseado em música, sem pagar um valor justo pela música".


A Universal também disse que, além de buscar "compensação adequada para nossos artistas e compositores", estava preocupada com "proteger artistas humanos dos efeitos prejudiciais da IA e com a segurança online dos usuários do TikTok".


A empresa afirmou que deixaria de licenciar seu conteúdo para o TikTok quando o contrato expirar em 31 de janeiro.


Em resposta, o TikTok disse: "É triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado sua ganância acima dos interesses de seus artistas e compositores.


"Apesar da narrativa falsa e da retórica da Universal, o fato é que eles escolheram se afastar do forte apoio de uma plataforma com mais de um bilhão de usuários, que serve como um veículo de promoção e descoberta gratuito para seu talento", acrescentou.


Esta é a primeira vez que a Universal toma a grande medida de remover suas músicas de uma plataforma de uma empresa de tecnologia.


A Universal detém uma posição dominante na indústria global de música gravada. Ela detém os direitos de uma enorme variedade de artistas, desde os Beatles e Rolling Stones até Elton John e Ariana Grande.


Ela também possui "Murder on the Dancefloor" de Sophie Ellis-Bextor, que tem sido um sucesso recente no TikTok.


Em julho do ano passado, a Warner Music, que é a terceira maior empresa de música gravada do mundo, fechou um novo acordo de licenciamento com o TikTok.



CLUBE 885. Muito mais que rádio!

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page