top of page
  • Foto do escritorEnio San

GUIA COLORIDO

Gilvan Moura tem o o maior canal sobre Beatles do mundo no Youtube. Gravando com um celular modesto da sala de sua casa em Ouro Preto, ganhou o mundo. Em três anos se tornou "o cara" quando o assunto é John, Paul, George, Ringo.

Por exemplo, virou consultor técnico de "Tune In", de Mark Lewisohn. E recebeu convite pra escrever um guia de Liverpool, primeiro livro de Gilvan e que será lançado agora: "A Liverpool dos Beatles".

Mais que um livro, é um guia histórico cheio de curiosidades sobre a cidade dos Fab e, principalmente, das musicas que fizeram e que estão encharcadas nas lembranças da cidade portuária inglesa.

Da estação de trem em Lime Street indo em direção aos bairros e ruas onde a história aconteceu, quem lê se transporta da Liverpool moderna até aos anos 40, 50 e 60. Gilvan sabe mesmo contar histórias e faz a história mais colorida.


Como a do barbeiro Harry Bioletti em "Penny Lane", onde Jim McCartney levava seus guris, Paul e Mike, pra cortar os cabelos. Paul descreve as fotos que ficavam na parede da barbearia onde o cliente podia escolher o corte "como se o barbeiro fosse um artista mostrando as fotos numa exposição" (of every head he's had the pleasure to know).


O livro chega às livrarias via Editora Belas Letras comecinho de dezembro. Mas já em pré venda em belasletras.com.br.


Com mapa de Liverpool, cheio de ilustrações (e de canções).





OITENTA E TRES


Penny Lane em Liverpool, em Canela na Júlio. Onde também há uma barbearia que todo mundo conhece, bem no centro. Entrei lá outro dia, o rádio tocando musica nativista. Meu filho sentou, reparei na cadeira bonita. João começou o corte animado com a conversa do Dinardi. Quando terminou, pedi pra tirar uma foto da cadeira. "Pode mas tem que ter o barbeiro raiz junto". Perguntei de quem tinha comprado. "De ninguém. Ela tem 83 anos, era do meu avô. Ele, meus três tios, um primo e eu estamos cortando o cabelo da cidade há um tempão". Fiz a foto. Eu e João apertamos a mão do querido barbeiro roots e saímos. O rádio continuou ligado.





SENTADOS


Eles ganham a vida trabalhando sentados. Se liguem nesse documentário muito bom e divertido:"Let There Be Drums!" que estreia hoje, 25 de outubro nas plataformas Amazon Prime Video e na Apple TV .


Barbada e um golaço esse que é um tributo à bateria e aos bateristas. Com depoimentos de Ringo Starr, Mickey Hart e Bill Kreutzmann (do Grateful Dead), Chad Smith (Red Hot Chili Peppers), Stewart Copeland (do Police) e Taylor Hawkins (Foo Fighters). Assista o trailler aqui e me diz se tô exagerando na dica-palpite. Até a próxima!




82 visualizações0 comentário
bottom of page