top of page
  • Foto do escritorEnio San

O MESTRE E O GAFANHOTO


Segunda-feira passada, Paul McCartney anunciou sua volta aos palcos. O retorno era aguardado pelos fãs já há algum tempo. Pela idade de Paul havia rumores de que talvez ele não voltasse tão cedo. Mas McCartney é uma criatura dos palcos, anunciou a volta.


E escolheu a dedo a data pra anunciar a nova turnê: uma segunda-feira. E desde quando segunda-feira é dia especial? Para Paul, sim: ele é o criador e incentivador do "Meat Free Monday", segunda sem carne. E o presidente de honra do MFM estava fazendo show dia 6 de maio 2013 em Goiânia quando um enxame de gafanhotos invadiu o palco – e gostaram tanto da experiência que ficaram para o show. Um se empoleirou nos ombros de Macca por quase três horas de apresentação. Que Paul batizou de "Harold".


E é o descendente de Harold, "Lino", que narra a animação de sete minutos, criada pela brasileira Lia Reis, ativista ambiental e cineasta, para conscientizar sobre a destruição do Cerrado pela indústria de produção de soja e pecuária . Os insetos estão entre as milhares de espécies que são destruídas diariamente para alimentar o apetite mundial por carne.


No desenho, "Lino" explica que o enxame foi atraído pelo som e luz do show, e seu bisavô (Harold) teve uma epifania sentado no ombro do Beatle. E que isso claramente inspirou Paul também. Depois de apresentar Harold para as 47.000 pessoas na platéia, se sentou ao piano para cantar "Hey Jude" e usou a frase da música "the moviment you need is on your shoulder" (o movimento que você precisa está no seu ombro) para brincar: “Certamente é agora!”


Lia - que além de diretora é produtora do curta - diz que além da mensagem de agradecimento a Paul McCartney, o filme também é “um pequeno gesto em defesa do Cerrado brasileiro , um dos biomas mais ameaçados do planeta”. Lar de mais de 14.000 espécies de plantas e centenas de milhares de espécies de animais, há apenas 90 anos, esse ecossistema único - lar de onças e tamanduás gigantes - cobria uma área com metade do tamanho da Europa. Metade dela já foi devastada.


O desmatamento e a pecuária industrial, mais o plantio de soja para alimentação do gado faz com que 10 rios da região do pantanal desapareçam por ano. O gafanhoto Lino pergunta : “Como os humanos podem destruir essas belas florestas do Cerrado? Quem trocaria toda essa diversidade por soja e gado?” Pois é.


Anunciada na "segunda sem carne" passada, a Paul's Got Back Tour começou quinta 28 de abril em Whashington com participação emocionante de John Lennon cantando "I've Got a Feeling" com Paul no telão. Antes do show, o curta da brasileira foi exibido no mesmo telão de Lennon. Aliás, hoje é segunda também. Boa semana pra gente!




137 visualizações0 comentário
bottom of page